sábado, 16 de junho de 2012


VACINA CONTRA A PARALISIA INFANTIIL.'

São Paulo – A Campanha Nacional de Vacinação contra Paralisia Infantil (Poliomielite) começa hoje (16). Crianças menores de cinco anos devem tomar as duas gotinhas entre 16 de junho e 6 de julho. A meta do  Ministério da Saúde é imunizar 14 milhões de crianças em todo o país.
A vacina será distribuída das 9h às 16h em mais 115 mil postos de saúde do país. Além das unidades do Sistema Único de Saúde, shoppings, rodoviárias e escolas devem receber postos móveis. O Ministério da Saúde decidiu que este ano, pela primeira vez, a vacina será ofertada em apenas uma etapa.
Os pais e responsáveis devem levar seus filhos aos postos de vacinação até o dia 6 de julho. Todas as crianças menores menores de 4 anos e 11 meses devem tomar as duas gotinhas, mesmo as que já tenham sido vacinadas nos anos anteriores.
Embora a doença esteja erradicada no Brasil desde 1989, a imunização ainda é necessária para evitar possíveis epidemias, uma vez que o vírus ainda circula em alguns países da África e da Ásia. Por ser uma doença infecto-contagiosa grave, a criança quando contagiada adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso e podem levar a paralisia, principalmente nos membros inferiores.
A partir de agosto desse ano, as crianças que nunca foram imunizadas contra a paralisia infantil irão tomar a primeira dose aos dois meses e a segunda aos quatro meses por meio de injeções com a vacina poliomielite inativada. Já a terceira dose (aos seis meses), a quarta (aos 15 meses) e os reforços continuam com a vacina oral, ou seja, as duas gotinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário